Às vezes não é o que você fala, mas como você fala

Escrito em 14/05/2021
Daniella Faria


Oi gente, tudo bem?

Vamos refletir sobre a nossa comunicação? A comunicação tem um papel importantíssimo em nossas relações. No cuidado de “como” comunicamos torna-se possível falar sobre qualquer “o que”. Existem momentos, falhas, necessidades, situações muito desafiadoras em que acabamos agredindo com a nossa forma de comunicar. Tomamos como pessoal, tiramos conclusão, exigimos e partimos para a defesa que ataca.

Quando criamos esse espaço de reflexão frente aos inúmeros estímulos que recebemos a nossa volta, passamos a escolher e a cuidar de como vamos agir. Paramos de reagir. É difícil, eu sei, e nosso piloto automático é reativo. Acabamos justificando nossas atitudes agressivas nas atitudes do outro. Justificados, reativos não percebemos, mas agredimos.

Perceber isso é fundamental. Que presente, apesar de dolorido percebermos nossas atitudes. Esse espaço possibilita o aprendizado para a próxima vez e o pedido de perdão. O desconforto pela situação às vezes permanece, mas surge no perdão a possibilidade de investigarmos nossas necessidades e comunicarmos de uma forma melhor. Podemos contar ao outro o importante para nós e assim, fazemos o convite para a consideração quando compartilhamos as nossas necessidades. Nesse sentido o perdão surge pelo “como” falamos anteriormente e abre um espaço de escuta para reafirmamos o “o que” precisamos.

Nesse caminho de tanto aprendizado, sustentados por bons princípios, escutar o próximo em suas necessidades e considerá-lo também se torna uma linda forma de dizer eu te amo. Como estamos escutando o outro? E Como estamos nos comunicando? Vamos cuidar juntos?

Com amor Dani

Deseja marcar uma consulta particular, acesse aqui.

Participe do curso Educação Infantil Online, acesse aqui.