Tem uma coisa que nós podemos mudar...

Escrito em 13/05/2021
Daniella Faria


Oi gente! Tudo bem?

Nosso convívio em família nos traz uma oportunidade muito linda! Sairmos dessa tentativa sem fim de mudarmos o outro. Normalmente, temos total clareza do que o outro precisa melhorar ou mudar, mas não temos a mesma atenção com o nosso funcionamento. Já reparou nisso? Eu quis muito mudar os outros a minha volta e esse funcionamento escancarou minha arrogância e trouxe afastamento, disputa de razão, cobranças, brigas sem fim e um constante estado de alerta. Você já passou por isso?

Esse funcionamento acaba por nos afastar já que acabamos na armadilha de considerar nosso jeito, nosso funcionamento e forma de compreender a realidade melhor que a do outro. Quando estudamos os temperamentos podemos perceber o quanto todo e qualquer funcionamento quando rígido ou inflexível acabam por agredir o outro ou a si mesmo.

O ponto é que, ao invés de compreendermos nossas necessidades para então comunicá-las de uma forma que o outro possa compreender, agredimos na intenção de mudar o outro para que não vivamos mais o desconforto presente. O desconforto é fonte rica de informação. Somos diferentes e nossa relação é mesmo construída nesse espaço entre nós que considera a todos. Esse é um caminho que percorremos juntos com cada um cuidando da sua parte.

O convite de hoje é para que possamos cuidar do que fazemos, percebendo o que precisamos e cuidando de como comunicamos. Quando cuidamos de nossas palavras, intenções, comportamentos e atitudes podemos ver nossas relações se transformando, não porque mudamos o outro, mas por nos relacionarmos com o outro por um caminho de respeito, consideração, amor e porque estamos conscientes do nosso falho coração. Saímos das justificativas pelas nossas agressões e vamos na direção da boa comunicação. Deixamos de levar para o lado pessoal porque compreendemos que todos passamos pelas mesmas dificuldades.

E assim, cuidando de como agimos logo veremos surgir mais consideração e escuta. Mas atenção para não criarmos de novo a expectativa de que tudo estará pronto. A expectativa e exigência vivem querendo tomar conta. Esse caminho acontece um dia de cada vez e nosso aprendizado com o que fazemos também acontece assim, dia após dia. Vamos falhar muitas vezes. Podemos sempre pedir perdão e falarmos de uma forma melhor. Falhar também tem um propósito importante. Seguimos protegidos de nós mesmos e de novamente nos engrandecermos. A falha que todos vivemos nos mantém pequenos, aprendizes e juntos no amor. A falha nos mantém necessitantes do Amor que nos amou primeiro que nos acompanha por todo o tempo. Que presente!

Com amor, Dani

Deseja marcar uma consulta particular, acesse aqui.

Participe do curso Educação Infantil Online, acesse aqui.