Como fortalecer os vínculos com meu filho adolescente?

Escrito em 11/05/2021
Daniella Faria


Oi gente! Tudo bem?

Sermos próximos com os nossos filhos é algo que todos nós queremos, não é mesmo? Uma das maneiras mais incríveis de construirmos essa proximidade acontece quando compartilhamos o quanto estamos todos aprendendo. Quando compartilhamos o quanto mesmo fazendo o melhor possível, somos falhos, também erramos.

Quando saímos da expectativa e exigência de só acertos e compartilhamos nossas falhas e aprendizados criamos uma proximidade que permanece também na adolescência. Quando compartilhamos o “eu também passo por isso “nossos filhos não se sentem sós em sua caminhada.

O pedido de perdão também comunica a realidade do aprendizado diário como esse espaço de reconciliação e consciência trazidos pelo perdão. Mesmo na adolescência onde veremos uma maior autonomia é possível permanecer próximo na confiança construída entre pais e filhos.

O vínculo fortalecido no espaço de aprendizado que todos vivemos evita o distanciamento por conta da leitura equivocada que nossos filhos fazem de que deveriam ser de outra forma para serem merecedores do amor.

Quando vivemos acolhimento, escuta e troca com nossos filhos em tempos difíceis, estamos demonstrando o quanto o amor já é independente de performance e apesar das falhas. E estarmos com eles nesses momentos possibilita que através do acolhimento nossos filhos aprendam com o desconforto. O acolhimento abre espaço para a reflexão e a correção para fazerem diferente numa próxima oportunidade.

Proximidade se constrói na presença, no compartilhar da vida.  Não estarmos sós é mesmo um colo muito poderoso de se receber. Mais lindo ainda quando podemos ser esse colo para alguém, principalmente para um filho. Encontrar na dor, acolher um filho na experiência de dor nos coloca próximos e em amor.

Vamos?!

Com amor Dani

Deseja marcar uma consulta particular, acesse aqui.

Participe do curso Educação Infantil Online, acesse aqui.