Como estamos sendo vistos como pais

Escrito em 05/05/2021
Daniella Faria


Oi gente, tudo bem?

Sabe aquele momento desafiador com as crianças em público? Nesses momentos podemos ver escancarada a nossa imensa preocupação em como estamos sendo vistos como pais por conta do comportamento dos nossos filhos. Muitas vezes nos sentimos pressionados por esse lugar. Você já sentiu isso?

Nesse momento estamos provavelmente afundados na expectativa de que isso não deveria estar acontecendo e exigidos pois já devíamos ter ensinado nossos filhos a agirem de outra forma. Acabamos presos na situação e nossos filhos também.

Acabamos corrigindo as crianças a partir desse lugar e, depois nos entristecemos pela forma como fazemos. Quando saímos da exigência podemos viver o momento como oportunidade de aprendizado. Nosso valor não está mais colocado na nossa performance ou na performance das crianças e nos encontramos na oportunidade de lidarmos com as necessidades, vontades e realidade, juntos. Um aprendizado e tanto.

Podemos perceber que esse comportamento é a forma de comunicação da criança. Normalmente aponta uma frustração de uma expectativa criada, mas também uma necessidade.

Quando compreendemos isso, podemos além de acolher a criança ajustarmos as necessidades dentro da nossa relação. Já sabemos viver assim? Não, temos todos os dias, nesses momentos a oportunidade de nos percebermos, nos reposicionarmos e vivermos a educação desse lugar de quem também está aprendendo. A responsabilidade está lá, mas a leveza também. E nesse processo, seguimos caminhando um dia de cada vez repletos de novas possibilidades e novos recursos que irão surgir.

Um lembrete importante: todos nós e todos a nossa volta estão aprendendo também. A compaixão na compreensão desse processo fará toda a diferença na caminhada de todos nós. As vezes não receberemos a compaixão no olhar do outro e isso aponta mais para o processo de aprendizado do outro do que do nosso momento de aprendizado! Esse é um lindo convite, como estamos demonstrando compaixão pelas pessoas a nossa volta. Vamos cuidar do nosso olhar? Eu topo e você? Que possamos seguir aprendendo e cuidando da nossa parte!

Com amor, Dani

Deseja marcar uma consulta particular, acesse aqui.

Participe do curso Educação Infantil Online, acesse aqui.