Consideração não é atender a criança

Escrito em 01/05/2021
Daniella Faria


Oi gente, tudo bem?

Quando pensamos em considerar as crianças podemos cair numa armadilha muito comum. É muito comum confundirmos consideração pelas crianças com atendermos às crianças.

Quando atendemos as crianças estamos fazendo o que querem e costumamos criar muita expectativa de que porque foram atendidas, criarão responsabilidade depois pelo o que precisa acontecer, pelo que precisa ser feito. Mas o que acontece no fim das contas é que a criança quando sempre atendida está aprendendo que sempre terá o que quer, ou fará somente o que quer.

Com esse atender estamos reforçando mais a direção do querer da criança do que reforçando a direção do que precisa ser feito. Não veremos responsabilidade surgir desse caminho, pelo contrário vemos o querer crescer.

Ao invés da linda liberdade resultante da responsabilidade, veremos surgir uma postura de libertinagem de só fazer o que se quer. A libertinagem atende ao bem estar imediato e nem sempre este é o bem maior, aliás na maioria das vezes não o é. Você também percebe assim?

Na consideração estamos como adultos em nossa postura de autoridade, atendendo a um propósito maior do que nós, o bem maior, bons valores e princípios. E este é o norte que nos dá direção na educação e que convida a criança a aprender a fazer o que precisa para depois conquistar a liberdade de fazer o que se quer. 

Na consideração acolhemos o querer, chamamos a responsabilidade de fazer o que é necessário e acomodamos o querer no quando será possível no tempo a frente. Colocamos a responsabilidade primeiro. Com isso, veremos responsabilidade, a noção de consequência, autonomia crescerem e a liberdade acontecer repleta de bons princípios e bons valores. O caminho é trabalhoso, mas lembre-se ele acontece um dia de cada vez, no nosso melhor possível e no aprendizado de todos nós.

Vamos juntos?

Com amor, Dani

Deseja marcar uma consulta particular, acesse aqui.

Participe do curso Educação Infantil Online, acesse aqui.