Educar não tem uma receita

Escrito em 27/04/2021
Daniella Faria


Oi gente, tudo bem?

A experiência de sermos família é um caminho e tanto, não é mesmo? Normalmente nos exigimos tanto no processo de educação que acabamos criando a expectativa e a exigência de que já deveríamos saber lidar com determinadas situações, buscamos receita na intenção de atingirmos essa expectativa toda.  Nos esquecemos do quanto também estamos aprendendo. A sensação que tenho é que vivemos buscando soluções, queremos a receita e nessa busca, algo importante acontece, nos afastamos do caminho, deixamos de nos relacionarmos. E assim, nos afastamos do amor, da compaixão, do acolhimento e do aprendizado.

Esse é um caminhar de muita perseverança, esperança e humildade. Podemos aprender todos os dias com todos os erros do caminho e com os acertos também. Podemos viver esse caminho ao caminharmos juntos, aprendendo uns com os outros sobre tolerância, paciência, sobre o quanto somos diferentes e tão semelhantes em nossas dores, sobre a nossa vulnerabilidade, sobre o perdão e o quanto precisamos de ajuda. Nessa caminhada aprendemos também sobre nosso coração falho, nossa prepotência, arrogância, soberba e nosso orgulho. Conviver, é um presente. Sermos família é um presente. O caminho é um presente. Vamos nos afiando nesse processo, juntos, a cada dia. 

Vale sempre a pergunta quando buscamos a receita pronta: será que estamos nos relacionando? O que percebo é que nesse lugar ainda nos encontramos no ponto central em busca de fazermos o outro ser quem gostaríamos que fosse. A nossa sorte é que a receita não costuma funcionar.

Não há uma receita, há um caminho: relacione-se.

Primeiro com Deus, o amor que nos amou primeiro com todas as nossas falhas e aprendizados.  Pura Graça que recebemos sem merecermos. Preenchidos deste amor, podemos amar e encontrar o próximo. Podemos acolher as dores que conhecemos tão bem. Amar mesmo na falha que somos todos nós. Podemos escutar para então considerar. Podemos fazer pedidos e orientar com toda a humildade de quem segue aprendendo. Deste modo, o caminho se fará ao caminhar. E quando olharmos para o caminho que percorremos juntos poderemos reconhecer o amor. O amor que sempre esteve, está e estará vivo entre nós e por nós. 

Vamos?

Com amor, Dani

Deseja marcar uma consulta particular, acesse aqui.

Participe do curso Educação Infantil Online, acesse aqui.