Melhorar a sua comunicação - 3° ferramenta

Escrito em 22/04/2021
Daniella Faria


Oi gente, tudo bem?

Nesse caminho da comunicação uma das coisas mais importantes é nos observarmos. Quando fazemos isso, podemos perceber e frear esse processo automático da explosão depois frustração da expectativa criada.

Quando nos observamos percebemos o quanto o desconforto ainda permanece. Esse desconforto aponta para uma necessidade que temos dentro dessa relação ou situação. Nosso aprendizado consiste em localizarmos essa necessidade e comunicarmos para o outro.

Nesse lugar não estamos mais tentando mudar o outro e sim, dando a ele uma oportunidade de nos considerar com suas atitudes, quando ele toma conhecimento do que precisamos. Nesse sentido, a comunicação de necessidades sem cobrança, ameaça ou exigência permite que surja uma postura de mais boa vontade, escuta e colaboração entre nós.

A diferença é que não temos ou se temos, abandonamos a expectativa automática de que o outro deveria ser quem eu gostaria ou mesmo, deveria ser bidu e adivinhar o que precisamos. O outro sente, pensa, tem um temperamento diferente, o outro não sou eu. Constatarmos essa diferença e aprendermos esse espaço de consideração entre nós é o maior presente e o grande desafio de todos nós, todos os dias.

Para caminharmos nesse aprendizado podemos comunicar nossas necessidades do lugar de quem é também falho assim como o outro, do lugar de quem está fazendo o melhor possível assim como o outro e do quanto estamos todos aprendendo.

Nesse caminho veremos surgir escuta, proximidade, e o amor. Vamos experimentar frear a reação, prestar atenção ao nosso desconforto e nos perguntarmos do que nós precisamos?

É essa a necessidade que podemos comunicar com todo acolhimento e respeito. Essa é a ação que podemos buscar todos os dias. Não é fácil e o cuidado é diário. Vamos falhar, mas lembre-se o perdão sempre está ali disponível.

Experimente você vai se surpreender. E lembre-se também podemos escutar a necessidade do outro de outra forma. Em colaboração, em consideração, veremos a disputa chegar ao fim e juntos caminharemos um dia de cada vez. Vamos?

Que Deus nos abençoe e nos dê sabedoria! 

Com amor, Dani

Deseja marcar uma consulta particular, acesse aqui.

Participe do curso Educação Infantil Online, acesse aqui.