Melhorar a sua comunicação - 2° ferramenta

Escrito em 21/04/2021
Daniella Faria


Oi gente, tudo bem?

Hoje vamos seguir no desafio de cuidarmos da nossa comunicação de uma forma melhor. Para isso, gostaria de convidar a todos nós para olharmos para duas posturas muito comuns. Na comunicação com o outro normalmente tiramos conclusões e julgamos. 

Essa é uma postura muito comum depois de tomarmos como pessoal as situações a nossa volta. Alguém comunica algo de um jeito ruim, tomamos como pessoal e concluímos que essa pessoa não gosta de nós, ou não nos respeita, ou não nos considera, etc... Julgamos e generalizamos. E acabamos por deixar o outro sem saída nesse espaço de crítica. Normalmente depois desse processo em nós, agredimos com palavras, com os próprios julgamentos, ou mesmo com o silêncio.

Para não cairmos nessa armadilha podemos usar a ferramenta de checagem. Podemos sempre checar com o outro se a nossa percepção a respeito da atitude dele na relação entre nós está de acordo com o que estamos percebendo ou não. Podemos fazer isso antes de concluirmos que o que estamos julgando é o que está de fato, acontecendo.

Nesse exercício, perceberemos as conclusões e julgamentos que fazemos e o quanto as atitudes do outro na maioria das vezes contam mais sobre o outro e o momento que está sendo vivido por ele.

A maioria das vezes não é sobre nós. Essa postura do outro normalmente conta das expectativas frustradas e da resposta do outro frente a isso. Se for difícil perceber repare o quanto você também passa por isso. Expectativa, frustração, exigência para que o outro seja como queremos e acabamos desconsiderando na expressão de toda a nossa frustração, mas tudo isso diz respeito a esse processo dentro da gente.

Esse desafio, tão comum a todos nós, está em buscar esse espaço para que possamos sair da resposta automática reativa e para que possamos escolher como comunicar o desconforto e nossas necessidades sem violência. Ou seja, sempre há o espaço de como vou lidar com esse estímulo que estou recebendo.  Esse é nosso aprendizado de todo dia, pelo menos por aqui tem sido assim. E quando não conseguimos o perdão é sempre um lindo caminho de reconciliação. O Outro também está vivendo o mesmo desafio.

Marshall Rosenberg fala algo extraordinário em seu livro quando menciona o quanto tudo a nossa volta é estímulo e do quanto somos nós os responsáveis em como responderemos a eles. Reativos, estamos sendo dirigidos pelas atitudes alheias, ativos estamos escolhendo como agir frente a esses estímulos. Os estímulos são muitos, mas o desafio está posto, buscarmos agir com responsabilidade e respeito com as minhas atitudes. Esse é o aprendizado de todos nós, das crianças também.

Vamos? Me conte, você percebe as conclusões e julgamentos acontecendo? Como se sente quando julga ou quando é julgado? Amanhã tem mais. Falaremos sobre como podemos comunicar então os nossos desconfortos tão reais.

Com amor, Dani

Deseja marcar uma consulta particular, acesse aqui.

Participe do curso Educação Infantil Online, acesse aqui.