Melhorar a sua comunicação - 1° ferramenta

Escrito em 20/04/2021
Daniella Faria


Oi gente, tudo bem?

Hoje vamos falar de um conjunto de posturas que podem ajudar na comunicação com aqueles que mais amamos.

Primeiro ponto de atenção está em escutarmos o que o outro está dizendo. Como é difícil, não? Eu não sei vocês, mas eu às vezes ouço já pensando na resposta que vou dar.  Nesse lugar acabamos caindo na disputa do argumento, ou do jeito, ou da razão. Ainda estamos agarrados, queremos do nosso jeito, não escutamos. E quando não escutamos como poderemos acolher ou mesmo amar? Como escutar?  Escutar implica em entender e processar o que o outro está dizendo. Para isso, como dito no post anterior, é importante soltarmos nossas expectativas e depois nos lembrarmos dos quanto todos nós somos falhos e estamos fazendo o melhor possível. Nesse espaço veremos crescer nossa disponibilidade em ouvir e escutar.

Outro ponto fundamental está em não tomarmos a fala do outro como pessoal.

Quando tomamos a fala do outro como pessoal provavelmente perdemos a perspectiva do quanto o outro também está todos os dias, lidando com a realidade da vida e do quanto muitas vezes, está em frustração frente à sua expectativa ideal. Todos nós passamos por isso. Quando tomamos como pessoal, ao invés de acolhermos esse momento na vida do outro provavelmente estamos ainda centrados em nós mesmos. Quando tomamos como pessoal provavelmente ainda estamos no propósito de sermos amados. Quando tomamos provavelmente como pessoal perdemos a percepção de que o outro também dói. Quando tomamos como pessoal é comum partirmos para nossa autoproteção e agredirmos de volta.

Quando entendemos que as atitudes do outro, ou palavras podem me deixar desconfortável, mas não necessariamente foram ditas com esse intuito, abrimos um espaço saudável de questionamento. Nos abrimos para o benefício da dúvida e desse lugar, poderemos nos posicionar de outra forma frente a esse desconforto e muito distantes da reação automática e tão comum de defesa/ataque.

Nesse processo, cuidaremos melhor das nossas posturas e nos comunicaremos de forma mais clara nesses momentos.  Vamos? Amanhã tem mais ferramentas, te espero por aqui!!! Vocês reconhecem esses desafios? Me conte nos comentários.

Com amor, Dani

Deseja marcar uma consulta particular, acesse aqui.

Participe do curso Educação Infantil Online, acesse aqui.