Troque o "se você" pelo "ou você"

Escrito em 14/04/2021
Daniella Faria


Oi gente, tudo bem?

Vamos falar sobre a nossa comunicação? Normalmente quando pedimos algo para as crianças é muito comum que encontremos resistência. Isso acontece porque as crianças muitas vezes, não querem fazer o que precisam e querem permanecer fazendo o que querem. Nós também enfrentamos esse desafio dentro de nós.  Você percebe isso acontecendo? Eu percebo todo dia.

Nosso papel é chamarmos as crianças a responsabilidade, mas nossa comunicação fará toda a diferença. Temos dois caminhos:

O caminho automático acontece por conta da frustração que sentimos dentro de nós quando as crianças não corresponderem às nossas expectativas. Parece que esquecemos como funcionamos e partimos para buscar garantir que tudo será como queremos. Nessa hora, usamos do SE VOCÊ. Se você não parar agora tal coisa vai acontecer.

O Se Você funciona como uma ameaça que deixa o outro sem saída e, num primeiro momento, pode até funcionar, mas em seguida, a criança costuma pagar para ver. Isso porque ela entra em disputa de poder com o adulto. A criança resiste cada vez mais e o adulto aumenta a força da ameaça. Esse caminho costuma ser muito desgastante e o resultado é que a criança não aprende a noção de consequência. Ela aprende que o problema é a presença do adulto. Percebe?

Temos outra opção:

Exatamente porque conhecemos o nosso funcionamento e a vontade de fazer o que queremos, podemos sempre acolher as crianças e depois podemos sempre chamar a responsabilidade. Algo assim: Eu sei ....é difícil mesmo para de fazer isso que você gosta para ir tomar banho, eu também me sinto assim, mas é preciso.

O OU VOCÊ funciona com esse intuito de convidar a responsabilidade. Ou você vai para o banho agora (Atitude necessária) e vai sobrar tempo para brincar mais um pouco antes de dormir (boa consequência); Ou você continua enrolando para tomar banho (descreva a atitude de resistência da criança), daqui 10 min vou te levar pro banho e você não terá tempo de brincar antes de dormir (Consequência Ruim).

Quando usamos o OU VOCÊ, oferecemos a reflexão e escolha para a criança dentre 2 opções possíveis para os adultos. Isso mesmo, apenas ofereça opções que são possíveis de acontecer. A criança normalmente escolhe de duas formas: responde verbalmente ou pelo próprio comportamento.

O Ou VOCÊ possibilita à criança realmente exercer sua escolha dentre essas opções dadas pelo adulto e colher a consequência colocada. Nesse processo, a responsabilidade e o aprendizado estão ativados quando a criança percebe que hoje colheu, com sua atitude, algo que não gostou, mas que amanhã, ou na próxima oportunidade, poderá fazer outra escolha e colher outros resultados.

Nesse caminho, saímos do embate, saímos da ameaça, saímos da força e somos acompanhantes desse processo de aprendizado. E a criança aprende que toda escolha tem uma consequência e será ela a pessoa que viverá esse processo. Vale a pena! Mas lembre-se: nós também estamos aprendendo.  

Com amor, Dani

Deseja marcar uma consulta particular, acesse aqui.

Participe do curso Educação Infantil Online, acesse aqui.