Comportamento Infantil

Escrito em 06/04/2021
Daniella faria


Oi gente, tudo bem?

Muitas vezes olhamos para o comportamento das crianças e acabamos sem saber o que está acontecendo ou mesmo como agir. Acontece também de queremos a mudança no comportamento sem a compreensão do quanto este comportamento revela algo anterior e interior acontecendo.

Os comportamentos como birra, choro, embate e braveza apontam para algo que aconteceu antes. E é sobre isso que vamos refletir.

Nossa resposta mais comum vai na linha do não precisa chorar, você não precisa ficar tão bravo assim, está tudo bem. Mas há uma oportunidade de aprendizado nesse processo.

As crianças frustradas brigam com a realidade, na tentativa de fazer acontecer o que querem. Nós os adultos fazemos a mesma coisa. Nossa briga vem no bufar (a minha vem), no reclamar (eita...eu também faço essa), se queixar, se indignar (essa eu caio sempre), se fazer de vítima, ou mesmo explodir de frustração, porque as coisas não são do jeito que queremos ou esperamos.

É verdade, as coisas não acontecem do nosso jeito, no sentido do nosso controle ou plano ideal.  Aprendermos a lidar com a realidade que se apresenta faz parte do cotidiano de todos nós. Cada vez mais resilientes podemos lidar com a realidade dentro do nosso melhor possível e aprendendo sempre. Com as crianças não é diferente.

Queremos o bom comportamento, mas nos esquecemos de que essa criança também está no processo de aprender a lidar com seu coração falho, suas emoções e desejos. Nosso papel é ajudá-los e acompanhá-los nesse caminhar. Mas lembre-se também estamos aprendendo.

O caminho é acolhermos o sentimento, a frustração como parte natural da vida e chamá-los ao aprendizado, a responsabilidade de fazer o melhor possível frente a realidade que se apresenta. Acolhidos nos sentimentos são convidados a cuidar do comportamento afinal, já estão compreendidos.

Acolhidos, todos nós, crianças e adultos, podemos refletir e aprender a cada oportunidade, a gerenciar as emoções, descobrir as nossas necessidades e aprender a comunicar de uma forma melhor. Aprendemos que o mundo não gira a nossa volta, talvez esse seja o grande aprendizado para todos nós. 

Quando falhamos o espaço de perdão é sempre um lindo caminho de reconciliação e aprendizado para a próxima oportunidade logo ali. 

Fazer o melhor possível frente a uma realidade é mesmo uma linda possibilidade para caminharmos um dia de cada vez. A melhor notícia com todo esse acolhimento é que não caminhamos sós.

Com amor, Dani

Deseja marcar uma consulta particular, acesse aqui.

Participe do curso Educação Infantil Online, acesse aqui.