Somos responsáveis pelas nossas escolhas

Escrito em 31/03/2021
Daniella Faria


Oi gente, tudo bem?

Hoje gostaria de convidar cada um de nós a percebermos esse espaço que existe entre o estímulo que recebemos e a nossa resposta. Talvez, este seja um espaço de alguns segundos. Falo do momento logo após recebermos o que vem do outro e, antes de qualquer movimento da nossa parte. Aquele momento onde sentimos o impacto e temos a oportunidade de escolhermos como vamos agir. 

Sim, a responsabilidade é toda nossa. Esse momento é muito precioso porque nos possibilita sairmos da reação, a nossa resposta automática. A reação nos coloca num lugar bastante comum: reagimos de acordo com o que nos acontece, devolvemos na mesma moeda e ainda, justificamos nossas atitudes nas atitudes do outro. Reclamamos tanto da postura alheia mas acabamos agredindo o outro tanto quanto. Vamos de granadas barulhentas ou mesmo silenciosas. 

A escolha, nesse espaço tão pequenino, nos possibilita fazer diferente. Como quero agir frente a essa situação? Como posso cuidar das minhas atitudes e ao mesmo tempo posicionar minhas necessidades e considerar as necessidades do outro.  Podemos sempre trazer nosso posicionamento, mas o ponto aqui é COMO fazemos isso. 

Responsáveis pelas nossas intenções, atitudes e posturas, começamos a interagir com o mundo cuidando do que sai de cada um de nós.  Desse lugar, seguimos cuidando um dia de cada vez de nossas atitudes sempre em busca de fazermos o melhor possível e cuidando do que sai de nós. Caso saia violência, o perdão e o aprendizado são sempre um bom caminho para trilharmos juntos na direção da restauração e da reconciliação.

Vamos?

Com amor, Dani

Deseja marcar uma consulta particular, acesse aqui

Participe do curso Educação Infantil Online, acesse aqui