Encontre o equilíbrio do espaço de consideração

Escrito em 23/03/2021
Daniella Faria


Oi gente, tudo bem com você?

Hoje vamos falar sobre a culpa. Quando a culpa aparece o que ela está nos informando?

Normalmente, aconteceu algum desrespeito da nossa parte. Na desconsideração de nós mesmos, em algum momento, a desconsideração com o outro também acontece. Considerarmos o outro e a nós mesmos é o grande desafio. E que desafio!!!

Como pai e mãe agimos na direção de considerar nossos filhos em suas necessidades e as necessidades do processo de educação.  É tão importante que eles estejam bem, que não nos damos conta de como nós estamos para que isso aconteça. Quando não percebemos este desconforto e as nossas necessidades, chegamos a uma situação que não suportamos permanecer. Chegamos ao limite e explodimos.

Outra possibilidade de desconsideração de nós mesmos existe na busca incansável do ideal. A educação repleta de expectativas e exigências nos coloca escravos da perfeição e nos retira do processo diário de aprendizado. Abandonamo-nos em busca da perfeição que nunca chega e nossas relações sofrem a constante frustração do nosso coração. Exaustos, frustrados e desconsiderados, explodimos.

Aqui vale uma importante reflexão: Quem se colocou neste lugar? Quem está se desconsiderando no processo de cuidado e amor ao próximo?

Na verdade, somos responsáveis por nos colocarmos nessa situação. Isso acontece ao não nos considerarmos frente aquela situação, aquele pedido, ou aquela experiência que estamos vivendo. Seguindo por esse caminho, vemos dentro de nós o desconforto crescendo e sendo ignorado, até a hora em que ele se torna tão grande que explodimos em busca de nos considerarmos e, acabamos por desconsiderar o outro completamente.

A culpa surge normalmente depois da explosão e nos conta de como desastrosamente comunicamos nossa necessidade. Nesse momento, podemos pedir perdão pela explosão e comunicarmos de uma forma melhor nossa necessidade para o outro. Desta forma seguimos juntos na direção de construir esse espaço que considera a todos. A culpa que nos torce por dentro, nos convida a essa conversa franca e a oportunidade de corrigirmos a rota.

Estamos em busca da entrega do melhor possível e percebermos nosso desconforto, as nossas necessidades e as necessidades do outro, nos permite encontrar a cada dia, esse equilíbrio que o espaço de consideração de todos nos oferece. É aprendizado diário e um caminho de muita responsabilidade e humildade.

Vamos cuidar antes da explosão e da culpa chegar?  Escute seu desconforto, descubra suas necessidades e encontre as necessidades do outro. Não se esqueça esse é um trabalho diário que começa dentro de cada um de nós.  E se a culpa surgir, lupa em nosso coração e atitudes. Peça perdão! E nesse caminhar veremos o perdão florir nossas relações de amor, compaixão e aprendizado.

Com amor, Dani.

Deseja marcar uma consulta particular, acesse aqui.

Participe do curso Educação Infantil Online, acesse aqui.