Como dizer adeus?

Escrito em 19/03/2021
Daniella Faria


Oi, Como você está?
Recentemente, eu escrevi sobre como acolher a tristeza e, talvez, uma das tristezas mais difíceis de vivermos e acolhermos seja a tristeza da morte, do luto em nossos corações.

Sinto a tristeza como uma conversa baixinha, sabe? Daquelas bem profundas que falam lá dentro da gente. Ao mesmo tempo, percebo o quanto essa conversa nos traz muita informação a respeito das nossas relações. Quando vivemos a morte de alguém querido, a tristeza existe profundamente e é importante que ela exista, porque essa dor nos conta do amor, ela nos conta de uma relação importante e da nossa história, juntos.


Com as crianças, muitas vezes, vemos a morte chegando em nossa família e não queremos que as crianças entristeçam, que elas doam. Quando entendemos a presença dessa tristeza e dessa dor como notícia do amor, podemos acolher esse momento, podemos encontrar na dor e reconhecer todo esse amor. Está doendo porque tem amor, está doendo porque é alguém muito importante, está doendo porque nos importamos.


A morte escancara a vulnerabilidade que somos, porque todos vamos passar por esse momento. Podemos, nessa experiência, sermos tocados por um novo sentido para a vida, para a importância do dia de hoje e para um novo sentido nas relações que vivemos, tanto com as pessoas, como conosco e, principalmente com Deus.

Podemos constatar nosso tamanho pequenino e a nossa necessidade de Deus.  E desse lugar, se tornará possível, com toda fé em Deus, recebermos todo aconchego e descanso para o que ainda não compreendemos. Desse lugar, podemos acolher aqueles a nossa volta também.

E com o tempo, a vida, depois desse inverno tão profundo, voltará a florir. E a saudade, que jamais deixará de existir, sempre nos lembrará do amor que permanece ali.

Com todo amor, Dani

Deseja marcar uma consulta particular, acesse aqui

Participe do curso Educação Infantil Online, acesse aqui